O que é Empreendedorismo Materno?
- Mãe Empreendendo com Amor
- 16 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Ser mãe já é um desafio, imagina ser mãe empreendedora?
Isso é o empreendedorismo materno.

Um desafio para todas as mamães, que já tem bastante desafios para vencer no seu dia a dia. Há quem diga, que a mãe que empreende tem mais tempo perto do seu filho. A lógica é essa. Mas não é a realidade, principalmente para mães carreira solo (que sustentam sozinhas seus filhos).
Muitas pessoas romantizam o empreendedorismo materno. Depende muito de que tipo de negócio, para que tenhamos mais tempo ao lado dos nossos filhos. Fiz um post, contando como ser mãe é uma terefa díficil, eu por exemplo, tive que parar de produzir laços por um tempo, enquanto minha filha fica um pouco mais independente, ela só tem um aninho, está começando agora andar. Aproveitando, conheça meu insta do meu ateliê Princesa Dandara Ateliê
Tenho que ficar sempre com atenção total, para ela não cair, se machucar ou aprontar todas, porque é bem sapeca. Eu teria que coloca-la numa creche, mas não quero fazer isto agora, não me sinto pronta e creio que nem ela.
Se eu por exemplo, revendesse material para laços e artesanato, talvez teria como trabalhar tranquilamente, pois eu faria atendimento durante dia e escolheria os dias de envio da encomendas, até meu marido poderia me ajudar no seu horário de almoço. Eu poderia levar minha filha comigo nos correios, etc.. Seria mais fácil, pois poderia separar os pedidos quando ela dormisse ou a noite. Tá vendo a diferença? Ser mãe empreendedora envolve o filho totalmente, temos que encaixar tudo na rotina dos nossos filhotes lindos.
É uma forma de empoderar-se…

O empreendedorismo materno não tem uma regra, varia de mãe para mãe, de filho para filho, de negócio para negócio. Tem criança pequena que é mais tranquila que outras, dorme bastante; Tem mãe que o filho já é mais independente; Tem aquelas que tem uma ajuda de uma avó, da sogra, etc. Tem mãe que o filho tá na escola, na creche. Enfim, depende de vários fatores.É uma forma de empoderar-se, mostrar á todos que mãe também pode trabalhar sem deixar seus filhos de lado. Quebrando o machismo que mulher só serve para servir ao marido e cuidar dos filhos.
“Pode-se dizer que o empreendedorismo materno é toda atividade empreendedora causada ou relacionada diretamente pela maternidade. Mesmo que a mãe retorne para seu antigo emprego, a busca do novo e de estar sempre melhorando é um tipo de perfil empreendedor. São muitos os relatos hoje de mães que saíram em licença maternidade de grandes empresas para retornarem e tocarem as empresas para os melhores lucros possíveis.
O empreendedorismo materno não é uma inovação grande no mundo…

Para esta nova comunidade empreendedora, já existem blogs e sites especializados no suporte e compartilhamento de histórias que servem como motivação, suporte emocional ou mesmo dicas de como empreender e dividir as tarefas empreendedoras com a nova carreira como mãe. O empreendedorismo materno não é uma inovação grande no mundo, não é algo inteiramente novo. Mas o foco nas atividades performadas pelas mães mostra que elas são a força que talvez um negócio precise para se tornar mais abrangente, mais inovador e competidor, mostrando ao mercado que o machismo não tem mais vez nos tempos modernos.”
Comments