top of page

Ser mãe não é uma tarefa fácil

  • Foto do escritor: Mãe Empreendendo com Amor
    Mãe Empreendendo com Amor
  • 16 de mai. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de jun. de 2019

Ser mãe não é uma tarefa fácil.



Ao saber que estava grávida, fiquei feliz e apavorada ao mesmo tempo. Perdia o sono em pensar na palavra MÃE, tão pequena, mas tão importante, muito criticada e julgada!

Ser mãe não é um tarefa fácil realmente, a verdade que aprendemos a cada dia!

Mãe, não é sinônimo de perfeição, nós mesmas nos auto cobramos, não é fácil.

Antes de engravidar, eu já era microempreendedora, trabalhava como trancista/trançadeira. Sabe aquelas tranças de cabelo sintético? tranças nagô? então, eu trabalhava com isso e também sempre vendia bijuterias.Mas quando engravidei, eu não conseguia ficar muitas horas em pé, e essa área exige isto, média de 4 a 8 horas em pé ou até mais, depende muito.

Descobrindo outra paixão




Me encantei pelo mundo dos laços e tiaras. Decidi eu mesma fazer os lacinhos da minha filha, quando descobrir o sexo. Comprei fitas por metro, numa loja de SP, pelo site. Nunca tinha feito laços, mas ficaram tão fofos, que me empolguei e fiz várioooos. Quando fui ter minha princesinha, as outras mamães babavam, pois era um lacinho para cada look. Perguntavam onde comprei e eu toda orgulhosa dizia que eu tinha feito. Pensei que iria sair de lá, cheia de encomenda, mas quem disse?!?

Ninguém encomendou, algumas pediram meu contato, umas fizeram orçamento, mas nada. Não fiquei triste, até porque estava recém parida. Passando 2 meses de pós parto, voltei trabalhar bem devagar, como trancista, gosto muito de ser independente. Por ser microempreendedora individual formalizada, há dois anos, tive direito a salário maternidade. Investir esse valor e abrir o ateliê como nome de Princesa Dandara com meu esposo.

Inicialmente seria voltado ao artesanato e em 2° plano para penteados afro. Mas como a vida não sai como planejamos, mais uma vez, voltei a ser trancista. Já estava louca para dar uma pausa nessa área porque trabalho nela a muitos anos. Mas não foi dessa vez! E graças a Deus, tava indo tudo bem, a não ser, eu não ter tempo para nada, muito menos curtir minha filha. Meu marido ficava dia todo com ela, eu a vi rapidamente quando batia saudade, quando ela queria mamar, era uma loucura, ás vezes eu tinha vontade de largar a cliente lá e sair correndo para os braços da minha filha. Sentia uma saudade tão grande mesmo estando perto.



Decisão Difícil




Conversei com meu marido, eu me sentia exausta, triste e insatisfeita com a situação e como artesanato aqui não dá muito dinheiro, decidimos fechar o ateliê e voltar atender na minha casa como antes. Assim, meu marido ficava com nossa filha até eu terminar o atendimento. Não deu certo! Dandara (minha filha), ficava chorando o tempo todo, por me ver ali na frente dela e não poder ficar tempo todo no meu colo. Era mais sofrido ainda, mesmo ali, pertinho, eu não podia parar toda hora para ficar com ela. O jeito foi meu marido voltar ao mercado de trabalho.

Minha rotina novamente modificada!

O dia todo sozinha com minha neném, que hoje tem 1 ano, mas que é muito espoleta, não fica quieta um minuto, tem uma energia que só Jesus kkkkk’. Voltei a focar nos laços, aos poucos estou recebendo encomendas, mas não divulgo muito meu trabalho pois sei que se começar receber muitas encomendas, não darei conta; Só tenho a madrugada livre, entre aspas, porque as vezes minha filha acorda para mamar, pois ela ainda mama normalmente, apesar de já comer de tudo um pouco. Só que quando chega a tão esperada madrugada para poder colocar em prática tudo que pensei durante o dia, estou muito cansada, a mente já não está tão criativa, os olhos ardem, o corpo só pede cama, pois cedo estarei de pé com minha sapequinha aprontando todas.

Tem pessoas que romantizam o empreendedorismo materno, achando que nós mães, teremos mais tempo com nossos filhos, por ser nossa própria chefe, mas trabalhando de carteira assinada, geralmente temos uma média de quanto vamos receber de salário, quantas horas vamos trabalhar, etc. Já sendo empreendedora, não temos muita ideia, a não ser quando o negócio já está bem consolidado, estabilizado. Mas inicialmente é muito difícil. Temos que sacrificar noites de sono, algumas até coloca o filho na creche num período ou integralmente, pois necessita dessa renda para criar o filho. Ser mãe não é fácil mesmo, nos recriamos a cada dia, nos dividimos em mil, para tentar dar atenção a todos os lados.



Blog





Hoje, eu tenho um ateliê em casa, um espaço pequeno, com meus materiais e ferramentas, pego algumas encomendas, que sei que poderei dar conta, mas ao passar dos meses, minha filha tá ficando mais independente. Eu não quero quer ela vá para creche agora. Então tive a ideia de fazer o blog e dividir com vocês, um pouco da minha experiência, contar minha história e dar espaço para vocês também contar suas histórias. Vejo poucos blogs voltado ao Empreendedorismo Materno.

Entre uma mamada, uma troca de fralda, uma sonequinha da tarde, irei dá um pulo aqui e deixar conteúdos autorais e também não autorais, com devido créditos a(o) dona (o) do conteúdo.




Diz aí, se concorda comigo que ser mãe não é uma tarefa fácil!

Kommentare


Cadastre-se

  • instagram
  • facebook

Copyright © 2019 de Mãe Empreendendo com Amor
Todos os direitos reservados. 

bottom of page